No mundo do futebol, a figura do árbitro é sempre alvo de muitas críticas e polêmicas. E, recentemente, mais um episódio envolvendo uma decisão de arbitragem tem gerado muitas discussões e opiniões divergentes. Flávio Rodrigues de Souza, árbitro da partida entre São Paulo e Flamengo, marcou um pênalti para o time carioca e não consultou o VAR, o que causou revolta e acusações por parte do técnico Luciano.
O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, aconteceu no último domingo (25) e terminou com a vitória do Flamengo por 2 a 1. Porém, o lance que gerou toda a polêmica ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo. O atacante Bruno Henrique foi derrubado por Arboleda dentro da área e o árbitro imediatamente marcou o pênalti. Porém, o que chamou a atenção foi o fato de que Flávio Rodrigues de Souza não consultou o VAR para revisar a jogada, mesmo com a tecnologia disponível.
A decisão do árbitro gerou muita revolta por parte dos jogadores e da comissão técnica do São Paulo. O técnico Luciano, em entrevista após o jogo, acusou o árbitro de tentar prejudicar a equipe paulista. “Eles estão tentando nos tirar de qualquer jeito. O árbitro vem aqui e esfrega na nossa cara. Estava em câmera lenta e ele tendo tempo para ver, mas ele foi na hora e deu o pênalti”, afirmou o treinador.
Essa não é a primeira vez que o VAR é questionado no futebol brasileiro. Desde a sua implementação, no ano passado, a tecnologia tem gerado muitas discussões e debates em relação ao seu uso e decisões tomadas pelos árbitros. E, mais uma vez, a ausência do VAR em um lance polêmico gerou ainda mais críticas e questionamentos.
Porém, é importante lembrar que o árbitro é humano e está sujeito a erros como qualquer outra pessoa. E, apesar de toda a tecnologia disponível, ainda é ele quem toma a decisão final dentro de campo. O uso do VAR, por mais que seja uma ferramenta importante para minimizar os erros, não pode ser visto como uma solução definitiva para acabar com as polêmicas no futebol.
Além disso, é importante destacar que a decisão de Flávio Rodrigues de Souza, de não consultar o VAR no lance em questão, pode ter sido baseada em sua interpretação do lance. O árbitro pode ter entendido que a jogada foi clara e não necessitaria da revisão da tecnologia. Por mais que a decisão possa ter sido equivocada, é importante respeitar a opinião e o julgamento do árbitro.
É preciso lembrar também que, apesar da polêmica em relação ao pênalti, o Flamengo conquistou a vitória com méritos. A equipe carioca fez uma boa partida e conseguiu sair com os três pontos, independente de qualquer decisão de arbitragem. O foco deve estar no desempenho das equipes dentro de campo e não em um lance isolado.
Por fim, é importante ressaltar que é papel da imprensa e dos torcedores respeitar a decisão dos árbitros, mesmo que ela seja contestada. A criação de uma cultura de ódio e desrespeito ao trabalho dos árbitros só prejudica o futebol. É preciso entender que o esporte é feito por seres humanos e, por isso, erros podem acontecer. O importante é seguir em frente e aprimorar cada vez mais as tecnologias e o trabalho dos á













