Quatro cientistas serão lançados na nave espacial Crew Dragon com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Esta missão histórica, conhecida como Crew-10, é um marco importante na exploração espacial e representa um grande avanço na tecnologia de transporte espacial.
A Crew Dragon é uma espaçonave desenvolvida pela empresa privada SpaceX, fundada pelo empresário Elon Musk. Desde o encerramento do programa de ônibus espaciais da NASA em 2011, a agência espacial americana tem contado com empresas privadas para transportar seus astronautas à ISS. E a SpaceX tem sido uma das principais parceiras nessa empreitada.
A missão Crew-10 é a segunda viagem tripulada da Crew Dragon, após o sucesso da missão Demo-2, que levou dois astronautas da NASA à ISS em maio de 2020. Desta vez, a nave será lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no dia 31 de março de 2021, e levará quatro astronautas da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) à estação orbital.
Os quatro cientistas que compõem a tripulação são: Shane Kimbrough e Megan McArthur, da NASA, e Thomas Pesquet e Akihiko Hoshide, da ESA. Todos eles têm vasta experiência em missões espaciais e estão ansiosos para embarcar nesta nova aventura.
Shane Kimbrough é um astronauta veterano, com mais de 189 dias no espaço, incluindo uma missão de seis meses na ISS em 2016. Ele será o comandante da Crew-10 e será responsável por liderar a equipe durante a missão.
Megan McArthur é uma astronauta da NASA que já realizou uma missão de 13 dias no ônibus espacial Atlantis em 2009. Ela será a piloto da Crew Dragon e também será responsável por operar o braço robótico da ISS durante a missão.
Thomas Pesquet é um astronauta da ESA que já passou seis meses na ISS em 2016. Ele será o especialista de missão da Crew-10 e será responsável por realizar experimentos científicos e manutenção na estação espacial.
Akihiko Hoshide é um astronauta da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) que já passou 124 dias no espaço em 2012. Ele será o especialista de missão da Crew-10 e também será responsável por realizar experimentos científicos e manutenção na ISS.
A missão Crew-10 tem duração prevista de seis meses, durante os quais os astronautas realizarão experimentos científicos, manutenção da estação espacial e também receberão visitas de outras missões. Além disso, eles terão a oportunidade de realizar caminhadas espaciais, que são atividades extraveiculares realizadas fora da nave ou da estação espacial.
A Crew Dragon é uma espaçonave totalmente autônoma, mas os astronautas também podem assumir o controle manual em caso de emergência. A nave é equipada com tecnologia de ponta e sistemas de segurança avançados, garantindo a segurança dos tripulantes durante toda a missão.
O lançamento da Crew-10 é um marco importante na exploração espacial, pois mostra o avanço da tecnologia de transporte espacial e a parceria entre agências espaciais e empresas privadas. Além disso, a missão também é um passo importante para a NASA, que pretende enviar astronautas à Lua novamente em 2024 e, eventualmente, à Marte.
A Crew Dragon também é uma importante conquista para a SpaceX, que tem como objetivo tornar as viagens espaciais mais acessíveis e sustentáveis. A empresa já tem planos de levar turistas à órbita da Terra ainda este ano, e está desenvolvendo uma versão da Crew Dragon capaz de pousar na Lua.
Com a miss














