A Eurovision Song Contest, ou Festival Eurovisão da Canção em português, é um dos eventos musicais mais aguardados do ano. Começando com 37 países, a competição chega a sua grande final neste sábado, dia 22 de maio. A lista dos finalistas foi completada na noite desta quinta-feira, com a segunda semifinal do certame. Neste artigo, vamos conhecer todos os finalistas e relembrar as incríveis atuações que levaram os artistas a chegarem na final.
A primeira semifinal aconteceu na última terça-feira, dia 18 de maio, e contou com a participação de 17 países. Os dez melhores colocados se juntaram aos seis países já classificados diretamente para a final, além do país anfitrião, a Holanda. A segunda semifinal, realizada nesta quinta-feira, seguiu o mesmo formato, com 17 países competindo por mais 10 vagas na grande final.
Entre os países que se classificaram na primeira semifinal estão Lituânia, Rússia, Suécia, Azerbaijão, Chipre, Malta, Noruega, Israel, Bélgica e Ucrânia. Já na segunda semifinal, temos a Albânia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Islândia, Grécia, Geórgia, Suíça, Finlândia e Portugal como os finalistas.
A primeira semifinal contou com grandes atuações, incluindo a da banda Manizha, que representou a Rússia com a música “Russian Woman”. A energia e a mensagem de empoderamento feminino da canção conquistaram a plateia e garantiram a classificação do país para a final. Outra atuação icônica foi a da banda The Roop, da Lituânia. Com uma coreografia incrível e um som contagiante, eles levaram o público à loucura com a música “Discoteque”.
A segunda semifinal trouxe ainda mais diversidade de estilos musicais e performances. A Albanian Ike e seu grupo Fuego apresentaram uma mistura de pop e música étnica com a canção “Zemër, zemër”, conquistando um lugar na final. A Geórgia também surpreendeu com a banda Tornike Kipiani, que trouxe uma música de rock cheia de atitude e personalidade.
A Suíça trouxe uma das apresentações mais emocionantes da noite com a banda Gjon’s Tears, que se apresentou com a música “Tout l’Univers”. Com uma voz poderosa e uma performance cheia de sentimento, eles garantiram a vaga na final. Portugal também emocionou com a dupla The Black Mamba e a música “Love is on my side”, uma balada que conquistou o público e os levou direto para a grande final.
O palco da Eurovision Song Contest é conhecido por receber atuações incríveis e inesquecíveis. Neste ano, por conta da pandemia da COVID-19, o evento está sendo realizado com um número limitado de público e seguindo todos os protocolos de segurança. Mesmo assim, as performances dos artistas estão sendo grandiosas e repletas de criatividade.
A final do Eurovision Song Contest acontece neste sábado, dia 22 de maio, e promete ser uma noite de muita música e emoção. Além dos 26 países finalistas, teremos ainda a participação especial da banda italiana Måneskin, vencedora do Eurovision em 2020 com a música “Zitti e buoni”. Será uma oportunidade de celebrar a diversidade cultural e musical da Europa e do mundo.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos meses, os artistas e a organização do Eurovision Song Contest não desistiram e conseguiram realizar um evento incrível. Afinal, a música tem o poder de unir as pessoas mesmo em tempos difíceis. Que essa final seja uma noite de celebração e















