O mercado automóvel em Portugal continua a surpreender, mesmo em tempos de incerteza econômica. De acordo com os dados divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, referentes ao mês de julho, o setor registou um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. E o que mais chama a atenção é a liderança de dois fabricantes franceses nas novas matrículas.
A Renault e a Peugeot são as grandes responsáveis por esse feito, com uma participação conjunta de 28,7% no mercado automóvel português. A Renault, que já liderava as vendas no país, registou um aumento de 5,1% em relação a julho de 2019, com um total de 2.859 unidades vendidas. Já a Peugeot, que ocupa a terceira posição no ranking geral, teve um crescimento ainda maior, de 12,2%, com 2.076 unidades vendidas.
Os resultados positivos dessas duas marcas francesas não são surpreendentes, uma vez que ambas têm investido em modelos inovadores e tecnológicos, que têm conquistado o público português. Além disso, a Renault e a Peugeot têm uma forte presença no mercado de veículos comerciais, que tem sido um dos mais dinâmicos em Portugal.
Mas não são apenas os fabricantes franceses que estão a ter sucesso no mercado automóvel português. A Volkswagen, que ocupa a segunda posição no ranking geral, registou um aumento de 2,5% nas vendas em julho, com um total de 2.437 unidades vendidas. A marca alemã tem uma ampla gama de modelos, que vão desde os carros de entrada até os mais luxuosos, o que tem atraído diferentes tipos de consumidores.
Outro destaque do mês de julho foi a marca coreana Kia, que registou um crescimento de 10,7% nas vendas, com um total de 1.595 unidades vendidas. A Kia tem se destacado no mercado português com modelos modernos e com uma boa relação custo-benefício, o que tem atraído cada vez mais clientes.
No que diz respeito às marcas premium, a Mercedes-Benz continua a liderar, com um total de 1.308 unidades vendidas em julho. No entanto, a marca alemã registou uma queda de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a BMW, que ocupa a segunda posição no segmento premium, teve um crescimento de 3,1%, com 1.081 unidades vendidas.
No que diz respeito aos modelos mais vendidos, o Renault Clio continua a liderar, com 1.140 unidades vendidas em julho. Em segundo lugar, está o Peugeot 208, com 1.014 unidades vendidas, seguido pelo Volkswagen T-Roc, com 1.011 unidades vendidas.
Apesar dos bons resultados, é importante ressaltar que o mercado automóvel em Portugal ainda está a recuperar das consequências da pandemia de COVID-19. No acumulado do ano, as vendas de veículos ligeiros registam uma queda de 40,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, os dados de julho mostram que o setor está a dar sinais de retoma e que as marcas estão a conseguir adaptar-se às novas realidades.
Com o aumento da procura por veículos elétricos e híbridos, o mercado automóvel em Portugal tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos. Além disso, a ACAP prevê que as vendas de veículos ligeiros possam recuperar até ao final do ano, impulsionadas pelo lançamento de novos modelos e pelas campanhas promocionais das marcas.
Em suma, os dados da ACAP mostram que o mercado automóvel em Portugal está a dar sina
