Nesta quarta-feira, 13 de agosto, os principais jornais nacionais trazem em suas primeiras páginas notícias que abrangem desde a política até o esporte, passando por questões sociais e econômicas. Confira abaixo um resumo do que está em destaque nas manchetes de hoje.
O jornal Folha de S.Paulo traz em sua capa a notícia de que o governo federal pretende reduzir o número de ministérios de 29 para 22. Segundo o presidente Michel Temer, a medida faz parte de um plano de reforma administrativa para diminuir os gastos públicos. Além disso, o jornal destaca a prisão de um ex-assessor do presidente do Senado, Renan Calheiros, acusado de receber propina em um esquema de corrupção na Petrobras.
Já o Estado de S.Paulo traz em sua primeira página a informação de que o governo pretende aumentar a alíquota do Imposto de Renda para pessoas físicas. A proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, prevê uma faixa de isenção maior para os contribuintes, mas também um aumento para quem ganha acima de R$ 4 mil. O jornal também destaca a crise política enfrentada pelo presidente Temer, com a divulgação de novas gravações envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima.
O Globo traz em sua manchete a notícia de que o governo federal vai liberar R$ 1,2 bilhão para a segurança pública nos estados. O objetivo é combater a violência e o crime organizado, que têm se intensificado em diversas regiões do país. O jornal também destaca a decisão do Supremo Tribunal Federal de enviar para a Câmara dos Deputados a denúncia contra o presidente Temer por corrupção passiva.
Em relação às questões sociais, o jornal O Dia traz em sua capa a notícia de que o número de pessoas em situação de rua aumentou 18% em São Paulo nos últimos dois anos. O aumento da população de rua é um reflexo da crise econômica e do desemprego, que tem atingido milhões de brasileiros. O jornal também destaca a situação precária de moradores de uma favela na zona sul do Rio de Janeiro, que estão sem água há mais de um mês.
Na área esportiva, o jornal Lance destaca a vitória do Corinthians sobre o Fluminense por 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paulista se mantém na liderança da competição. O jornal também traz a notícia de que o técnico Tite convocou a seleção brasileira para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, com algumas surpresas na lista.
Por fim, o jornal Zero Hora traz em sua primeira página a notícia de que a economia brasileira cresceu 0,2% no segundo trimestre deste ano, após dois anos de recessão. Ainda é um crescimento tímido, mas indica uma possível retomada da economia. O jornal também destaca a prisão de um ex-ministro do governo Dilma Rousseff, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.
Como podemos ver, as primeiras páginas dos jornais nacionais desta quarta-feira trazem uma diversidade de assuntos, mostrando que o Brasil enfrenta desafios em diversas áreas, mas também apresenta sinais de melhora e avanços. É importante ficarmos atentos às notícias e nos informarmos sobre o que está acontecendo em nosso país, para que possamos contribuir de alguma forma para a construção de um Brasil melhor.















