Site icon Noticias Nacionais

Escritores Eça e Camilo dão mote a ciclo de cinema em setembro em Lisboa

A Associação Portuguesa de Escritores (APE) está de volta com mais uma iniciativa cultural que promete encantar os amantes da literatura e do cinema. No dia 5 de setembro, dará início ao ciclo de exibição do filme “O Primo Basílio” (1959), baseado na obra homônima do renomado escritor português, Eça de Queirós.

Com o objetivo de promover e incentivar a valorização da literatura portuguesa, a APE decidiu trazer para as telas do cinema uma das obras mais emblemáticas de Eça de Queirós. “O Primo Basílio” é um clássico da literatura realista e retrata de forma magistral a sociedade portuguesa do século XIX, com seus costumes, hipocrisias e intrigas.

Além da exibição do filme, o ciclo contará com debates e palestras sobre a obra de Eça de Queirós e sua relevância na literatura portuguesa. Será uma oportunidade única para os espectadores mergulharem no universo criado pelo escritor e entenderem a sua importância na história da literatura.

O filme “O Primo Basílio”, dirigido por António Lopes Ribeiro, é considerado uma das melhores adaptações cinematográficas de uma obra literária portuguesa. Com um elenco de peso, como Ruy de Carvalho, Maria Rosa e Eunice Muñoz, o filme retrata com fidelidade e sensibilidade a história de Luísa e seu marido Jorge, que é confrontado com a traição da esposa com seu primo Basílio.

A trama, que se passa no ambiente burguês de Lisboa, é um retrato fiel da sociedade da época, onde a moral e as aparências eram mais valorizadas do que a felicidade e a realização pessoal. Com seu estilo satírico e crítico, Eça de Queirós expõe as hipocrisias e os jogos de poder presentes na sociedade lisboeta do século XIX.

Com essa iniciativa, a APE não só proporciona um momento de entretenimento para os amantes da sétima arte, mas também resgata e valoriza uma obra fundamental da literatura portuguesa. Além disso, é uma oportunidade para disseminar a cultura e incentivar a leitura, principalmente entre os jovens.

O ciclo de exibição de “O Primo Basílio” é mais uma prova de que a literatura portuguesa está viva e continua a inspirar gerações. A APE, como uma das principais instituições que promovem e defendem a literatura portuguesa, merece todo o reconhecimento e apoio por essa iniciativa tão importante.

Portanto, não perca a oportunidade de assistir a essa obra-prima do cinema português e mergulhar no universo de Eça de Queirós. O ciclo de exibição de “O Primo Basílio” promete ser um evento imperdível para todos aqueles que apreciam a literatura e a cultura portuguesa. A Associação Portuguesa de Escritores está de parabéns por mais essa iniciativa, que certamente ficará marcada na memória de todos os espectadores.

Exit mobile version