Site icon Noticias Nacionais

Enem 2025: veja como foi o primeiro dia de provas

No último domingo, dia 9 de maio, milhões de estudantes em todo o país realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame, que é considerado uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, teve como tema da redação “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. No entanto, o que chamou a atenção foi o alto índice de abstenção, que chegou a 27% dos inscritos.

Apesar da pandemia de Covid-19 ainda ser uma realidade em nosso país, o ENEM foi mantido e adotou medidas de segurança para garantir a realização do exame de forma segura. Mesmo assim, muitos estudantes optaram por não comparecer às provas, seja por medo da contaminação ou por outros motivos pessoais. No entanto, é importante ressaltar que a abstenção não deve ser vista como um reflexo da falta de interesse dos jovens em relação à educação, mas sim como uma consequência de um momento atípico que estamos vivendo.

Voltando ao tema da redação, “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, é importante destacar a relevância desse assunto em nossa sociedade. O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos, chegando a 76,6 anos em 2020. Isso significa que, cada vez mais, teremos uma população idosa em nosso país.

Diante desse cenário, é fundamental refletirmos sobre as perspectivas do envelhecimento em nossa sociedade. É preciso quebrar estereótipos e preconceitos em relação aos idosos e valorizar a sua contribuição para a sociedade. Além disso, é necessário pensar em políticas públicas que garantam uma melhor qualidade de vida para essa parcela da população, que muitas vezes é esquecida e negligenciada.

No entanto, é importante ressaltar que o envelhecimento não deve ser visto apenas como um problema, mas sim como uma oportunidade. Com o aumento da expectativa de vida, temos a chance de viver mais e melhor, aproveitando todas as experiências e aprendizados que a vida nos proporciona. Além disso, os idosos são uma fonte de sabedoria e conhecimento, que devem ser valorizados e compartilhados com as gerações mais jovens.

Outro ponto importante a ser abordado é a questão da inclusão dos idosos na sociedade. Muitas vezes, eles são excluídos e marginalizados, seja pela falta de acessibilidade ou pela falta de oportunidades. É preciso que haja uma mudança de mentalidade e que a sociedade como um todo se conscientize da importância de incluir os idosos em todas as esferas da vida.

Diante de tudo isso, o tema da redação do ENEM foi muito pertinente e atual. Através da escrita, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o envelhecimento e suas perspectivas na sociedade brasileira. Além disso, a redação também foi uma forma de incentivar o diálogo e a conscientização sobre esse assunto tão importante.

Por fim, é importante ressaltar que, apesar da alta abstenção, o ENEM é uma oportunidade para os jovens mostrarem seus conhecimentos e conquistarem uma vaga no ensino superior. Além disso, o exame também é uma forma de avaliar a qualidade da educação em nosso país e identificar possíveis melhorias. Portanto, é fundamental que os estudantes se preparem e participem do ENEM, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Exit mobile version