No próximo sábado, dia 5 de outubro, a Conferência Episcopal Portuguesa realizará o “Fórum Migrações”, um evento que tem como objetivo reunir diversas entidades e personalidades para discutir o fenômeno migratório. O local escolhido para sediar o encontro é Fátima, cidade conhecida por sua importância religiosa e também por ser um destino de peregrinação para milhares de pessoas ao redor do mundo.
O tema das migrações é muito relevante nos dias atuais, uma vez que o número de migrantes e refugiados tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. A Conferência Episcopal Portuguesa, preocupada com esta realidade, decidiu promover um espaço de discussão e reflexão sobre o assunto. Afinal, a Igreja Católica sempre teve como um de seus valores fundamentais o acolhimento e a solidariedade com os mais vulneráveis.
O Fórum Migrações contará com a participação de diversas entidades ligadas ao tema, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). Além disso, haverá também a presença de personalidades com experiência e conhecimento no assunto, como o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca.
O evento terá início com uma conferência de abertura proferida pela Irmã Odile, da Comunidade de Santo Egídio, que abordará o tema “Migrações: desafios e oportunidades”. Em seguida, serão realizados painéis de debate sobre questões como a migração forçada, o papel da Igreja e das entidades sociais no acolhimento aos migrantes, entre outros temas relevantes.
Um dos destaques do Fórum Migrações será a apresentação do documento “Igreja e Migrações: Contributos para a Evangelização e para a Cooperação ao Desenvolvimento”, elaborado pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana em conjunto com a OIM. O objetivo deste documento é sensibilizar as comunidades cristãs para a realidade dos migrantes e propor ações concretas de acolhimento e solidariedade.
É importante destacar que o Fórum Migrações não se limitará apenas a discussões teóricas e reflexões, mas também terá um caráter prático. Será realizado um workshop sobre o voluntariado nas áreas de acolhimento e integração dos migrantes, oferecendo aos participantes ferramentas para se engajarem nesta causa tão importante.
Outro ponto alto do evento será a celebração da Eucaristia, presidida pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, e concelebrada pelos bispos participantes do Fórum. A cerimônia será um momento de oração e reflexão sobre a importância da acolhida e do amor ao próximo.
É preciso ressaltar que, além de discutir e propor soluções para o fenômeno migratório, o Fórum Migrações também busca desconstruir estereótipos e preconceitos em relação aos migrantes e refugiados. Afinal, as pessoas que deixam seus países em busca de uma vida melhor são indivíduos com histórias, culturas e sonhos, e é necessário que sejam acolhidos e respeitados em suas novas comunidades.
O encontro é aberto a todos que se interessam pelo tema das migrações, sejam religiosos ou não. A Conferência Episcopal Portuguesa espera contar com uma ampla participação da sociedade para que, juntos, possamos construir um mundo mais acolhedor e solidário.
O Fórum Migrações será mais do que um evento, será um espaço de diálogo e















