O câncer é uma das doenças mais temidas e devastadoras da atualidade. A cada ano, milhões de pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer e muitas acabam perdendo suas vidas para essa doença. No entanto, a medicina tem avançado cada vez mais no combate ao câncer, e uma das principais armas nessa luta é a imunização.
A imunização, também conhecida como vacinação, é um método de prevenção de doenças que consiste na aplicação de vacinas, que são substâncias que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra determinadas doenças. E, além de prevenir doenças infecciosas, como sarampo, rubéola e poliomielite, a imunização também pode prevenir diversos tipos de câncer.
Segundo o médico oncologista Dr. João Silva, a imunização é uma das melhores formas de prevenção contra o câncer. “As vacinas são uma ferramenta importante na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente aqueles causados por vírus, como o câncer de colo de útero e o câncer de fígado”, explica o médico.
O câncer de colo de útero é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que é transmitido principalmente através de relações sexuais. A vacina contra o HPV é recomendada para meninas a partir dos 9 anos de idade e meninos a partir dos 11 anos. “A vacina contra o HPV é uma forma eficaz de prevenir o câncer de colo de útero, que é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras”, afirma o Dr. João Silva.
Além disso, a vacina também pode prevenir o câncer de fígado, que é causado pelo vírus da hepatite B. “A hepatite B é uma doença que pode levar ao câncer de fígado, e a vacinação é a melhor forma de prevenção. A vacina é recomendada para todas as crianças e também para os adultos que ainda não foram vacinados”, destaca o médico.
Outro tipo de câncer que pode ser prevenido através da imunização é o câncer de estômago. Segundo o Dr. João Silva, esse tipo de câncer é causado pela bactéria Helicobacter pylori, que pode ser transmitida através da água e alimentos contaminados. “A vacina contra a bactéria Helicobacter pylori ainda está em fase de testes, mas já apresenta resultados promissores na prevenção do câncer de estômago”, afirma o médico.
É importante ressaltar que a imunização não previne apenas o câncer, mas também pode reduzir a gravidade da doença em caso de infecção. Por exemplo, a vacina contra a gripe pode prevenir complicações e reduzir o risco de morte em pacientes com câncer.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança da imunização, principalmente quando se trata de jovens e crianças. No entanto, o Dr. João Silva esclarece que as vacinas são seguras e passam por um rigoroso processo de testes antes de serem disponibilizadas para a população. “As vacinas são desenvolvidas com base em estudos científicos e passam por diversas fases de testes antes de serem aprovadas pelos órgãos reguladores. Além disso, os benefícios da imunização superam em muito os possíveis efeitos colaterais”, garante o médico.
É importante lembrar que a imunização é uma responsabilidade de todos. Ao se vacinar, além de proteger a si mesmo, você também protege as pessoas ao seu redor, principalmente aqu














