Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Neste dia, a igreja comemora a crença de que a Mãe de Jesus foi concebida sem pecado original, tornando-se assim digna de ser a morada do Filho de Deus.
A crença na Imaculada Conceição é uma das mais antigas tradições da Igreja. Inúmeras igrejas e santuários em todo o mundo são dedicados à Virgem Maria sob esta invocação. E, além disso, é uma das festas mais importantes do calendário litúrgico, pois celebra a pureza e a santidade da mãe de Jesus.
Este ano, o papa Leão XIV afirmou em sua mensagem para a festa que “o dom da plenitude da graça, na jovem de Nazaré, pôde dar fruto porque ela, na sua liberdade, o acolheu abraçando o projeto de Deus”. Esta declaração nos lembra o papel crucial de Maria na história da salvação e sua importância como modelo de virtude e fé.
A concepção da Virgem Maria sem pecado original é uma crença que vem desde os primeiros séculos do cristianismo. Através da tradição e do ensinamento dos apóstolos, a igreja entende que, por meio da graça de Deus, Maria foi preservada do pecado original desde o momento de sua concepção. Isso significa que ela foi criada sem a mancha do pecado original, que é transmitido a toda a humanidade desde o pecado de Adão e Eva.
Esta crença é baseada no fato de que Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, o Filho de Deus encarnado. Como tal, ela precisava estar livre de todo e qualquer pecado para ser uma digna morada para o Salvador do mundo. É por isso que a festa da Imaculada Conceição é tão significativa, pois nos faz refletir sobre a graça e a santidade de Maria e sua importância na história da salvação.
Ao acolher o projeto de Deus, Maria mostrou seu coração aberto à vontade divina. Ela disse sim à missão que Deus lhe confiou, mesmo sem entender completamente o que o futuro lhe reservava. O papa Leão XIV reforça esse aspecto em sua mensagem, afirmando que “a fé de Maria é o modelo perfeito para a nossa própria fé, pois ela acreditou sem hesitar na palavra de Deus”. Maria é um exemplo de confiança, humildade e submissão à vontade de Deus.
Além disso, a Imaculada Conceição nos lembra que Deus tem um plano para cada um de nós e que esse plano é bom e perfeito. A vida de Maria nos mostra que, mesmo quando enfrentamos dificuldades, devemos confiar em Deus e seguir o caminho que Ele nos traçou. Podemos nos espelhar em Maria para acolher a vontade de Deus em nossas próprias vidas e permitir que Ele nos conduza em nosso caminho.
A festa da Imaculada Conceição é também uma ocasião de agradecimento e gratidão a Maria por seu papel como mãe e intercessora de todos nós. Na oração da Ave-Maria, pedimos a Maria que rogue por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Ela é nossa mãe amorosa e sempre está pronta a nos ajudar e nos guiar em direção a seu filho Jesus.
Em tempos difíceis, como os que estamos enfrentando atualmente com a pandemia de COVID-19, devemos nos voltar para Maria como uma fonte de conforto e esperança. Ela é uma mãe que nos acolhe em seu colo e nos protege com seu manto, sempre nos lembrando de que Deus nunca nos













