Notícias Nacionais
Sociedade

Ceará atinge 66 municípios com emergência reconhecida

Ceará atinge 66 municípios com emergência reconhecida
Fonte: g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2018/07/23/ceara-tem-66-municipios-com-emergencia-reconhecida-pelo-governo-federal.ghtml

Ceará atinge 66 municípios com emergência reconhecida

O estado do Ceará chegou a 66 municípios com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, de acordo com portaria publicada na edição de segunda-feira (23) do Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A expansão desse reconhecimento representa um aumento significativo no número de localidades que enfrentam dificuldades relacionadas aos períodos de estiagem prolongada.

A emergência reconhecida pelo Governo Federal abre caminho para que as administrações municipais solicitem apoio direto da União em ações de socorro imediato, assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais à população afetada. O documento possui validade de 180 dias, período durante o qual os municípios podem mobilizar recursos federais para enfrentar os efeitos da seca.

Novos municípios reconhecidos na segunda-feira

Vinte e seis municípios cearenses receberam o reconhecimento de emergência nesta rodada de publicação oficial. Os municípios que tiveram sua situação de emergência em decorrência da seca reconhecida são: Acopiara, Assaré, Bela Cruz, Cedro, Chaval, Crateús, Crato, Groaíras, Hidrolândia, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipu, Itapajé, Jaguaruana, Lavras da Mangabeira, Madalena, Missão Velha, Nova Olinda, Ocara, Parambu, Paramoti, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim.

Cada um desses municípios enfrentava situação crítica de escassez de água, tanto para consumo humano quanto para atividades agrícolas. A seca deixa moradores sem acesso adequado à água potável e compromete a produção econômica de comunidades que dependem da agricultura como fonte de subsistência.

Municípios em situação de emergência estadual

Além dos 66 municípios com reconhecimento federal, outros nove municípios cearenses encontram-se em situação de emergência por estiagem ou seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará. Essas localidades aguardam reconhecimento formal pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para acessarem o rol completo de benefícios federais.

A diferença entre a situação de emergência reconhecida apenas em nível estadual e o reconhecimento federal é fundamental. Enquanto a esfera estadual pode implementar ações limitadas de assistência, o reconhecimento federal abre acesso a recursos orçamentários maiores e programas específicos de atuação conjunta entre governo local, estadual e federal.

Procedimentos para reconhecimento de emergência

No caso da seca e estiagem prolongada, existe um processo estabelecido antes de se chegar ao reconhecimento pelo Governo Federal. Primeiramente, o governo municipal ou o governo estadual deve decretar a situação de emergência em suas jurisdições respeitando ritos legais específicos.

Essa decretação estabelece uma situação jurídica especial que permite a execução de ações de assistência à população afetada e de restabelecimento do abastecimento de água. Entre as iniciativas implementadas destacam-se programas como a Operação Carro-Pipa, que transporta água potável para localidades desprovidas de fontes alternativas.

Além disso, municípios em emergência podem executar obras de infraestrutura hídrica com recursos federais, como a instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água e a montagem de adutoras com engate rápido. Essas estruturas permitem distribuição mais ágil e flexível de água entre diferentes pontos de abastecimento e consumo comunitário.

Impactos da seca no Ceará

A seca prolongada que atinge o Ceará afeta diretamente a vida de moradores em múltiplos aspectos. O acesso à água para consumo humano se torna um desafio diário, especialmente nas zonas rurais onde não existe infraestrutura de abastecimento municipal consolidada.

Para o setor agrícola, principal fonte de renda de muitos cearenses, a falta de água de irrigação compromete o cultivo de alimentos e produtos de exportação. Dessa forma, a emergência reconhecida não é apenas um problema de abastecimento imediato, mas um obstáculo para a sustentabilidade econômica de comunidades inteiras.

O reconhecimento de 66 municípios com emergência representa o esforço do Governo Federal em responder às necessidades humanitárias e econômicas geradas pela seca no Ceará. As ações implementadas por meio dos recursos federais buscam minimizar danos à população e criar condições para recuperação gradual das áreas afetadas.

Relacionadas